Ninguém resiste à quebra de sigilo do e-mail
por Xico Sá
E-mail, caixa-preta do amor. Ou da morte do mesmo. Ninguém resiste a uma curiosidade dessa natureza. Um espiada no outlook alheio e a desgraça está feita. Um banal spam é motivo de briga de foice. Uma graça pr´uma amiga vira um deus-nos-acuda. Um rumor abala o mundo. Hotmail@soledad.
Ninguém, nem mesmo o mais puro dos cardeais, resiste a cinco minutos de quebra de sigilo de e-mail. Até as caridades de madre Teresa de Calcutá podem ser mal-interpretadas. Podem virar sacanagem divina de Santa Teresa D´Ávila.
Nem mesmo o mais épico dos amores aguenta o tranco. É mais fácil testemunhar o ser amado diante das câmeras de um big brother ou enfurnado nos edredons engomados das celebridades.
Não que não haja sacanagem de fato e de direito em tais escrituras.
Hay.
Mas... sempre menos do que imagina o ser amado. Apenas garrafas atiradas ao mar tortuoso. Ulysses a fazer graça para as sereias, pois bem sabe que o cachorro, até mais que Penélope, o espera para latir sorrindo. Sono dos justos no cobertor tecido à moda de Jó. O amor, senhores, sinto muito, sou praticante.
Quantos amores foram embora por causa desta coceira em mexer na caixa postal alheia. Muitos, minha nega. Quantos rounds. Conheço um belo casal de SP, que amo, escriba e morena tão bela, que se estranhou em veraneio recifense por tal causa. Para depois, buscar mais amor ainda no caos e bradar um vamos sair da crise triunfal. Uhuuu. Vem menino por aí. Conheço tantos outros casos menos novelas exemplares.
Nem todos, porém, aguentam o tranco das inconfidências. Um meu bem para uma prima que pode virar um desastre. Uma graça mon amour, desastre bilíngue. Ou mesmo a mais desabrida putaria virtual -- tão longe, tão perto.
As cartas de papel pelo menos exigiam mais requinte na devassa. Vapor barato de água quente para não deixar marcas na abertura do envelope. Impressões digitais de falanginhas e falangetas trêmulas de amor e ciúme -- onde há um, o dois cuida em aparecer por perto.
Nem mesmo o amor do jovem Werther resistiria a um f-5 para fazer descer as mensagens da amada. Tristão e Isolda não suportariam. Julieta teria se decepcionado e dado razão à família.